Caracterização

Zonas de Abastecimento

O Concelho de Aguiar da Beira está dividido em 15 zonas de abastecimento (ZA), áreas geográficas servidas por um sistema de abastecimento na qual a água, proveniente de uma ou mais origens, pode ser considerada uniforme.
Das 15 ZA, 13 são totalmente geridas pelo Município de Aguiar da Beira e 2 (Carvalhal do Eiro e Dornelas) são geridas “em alta” (captação e tratamento da água) pela Águas do Vale do tejo (AVT) e “em baixa” (distribuição) pelo Município. 

 

SISTEMAS TOTALMENTE GERIDOS PELO MUNICÍPIO

Nestes sistemas o Município de Aguiar da Beira é a entidade responsável pela captação, tratamento, armazenamento e distribuição de água. 


Freguesia de Dornelas
Colherinhas
 A ZA de Colherinhas serve uma população estimada de 66 habitantes da aldeia de Colherinhas. A origem da água é subterrânea sendo o tratamento da água feito na mini - Estação de Tratamento de Águas (ETA) de Colherinhas, equipamento instalado ao abrigo da participação do Município de Aguiar da Beira no projeto de investigação Europeu “Aquavalens” que teve como parceiros em Portugal o Instituto Superior Técnico e a ENKROTT.  

 

Freguesia do Eirado
Barranha/Carregais/Antela
A ZA de Barranha/Carregais/Antela serve uma população estimada de 139 habitantes das aldeias da Barranha, Carregais e Antela. A origem da água é subterrânea sendo o tratamento da água feito a partir de uma instalação de tratamento localizada na captação.

 

Freguesia de Forninhos
Forninhos

A ZA de Forninhos serve uma população estimada de 146 habitantes da aldeia de Forninhos. A origem da água é subterrânea sendo o tratamento da água feito a partir de uma instalação de tratamento localizada na captação. 

Valagotes
A ZA de Valagotes serve uma população estimada de 24 habitantes da aldeia de Valagotes. A origem da água é subterrânea sendo o tratamento da água feito a partir de uma instalação de tratamento localizada na captação.

 

Freguesia de Pena Verde
Urgueira
A ZA da Urgueira serve uma população estimada de 32 habitantes da aldeia da Urgueira. A origem da água é subterrânea sendo o tratamento da água feito a partir de uma instalação de tratamento localizada na captação.

Feitais
A ZA da Feitais serve uma população estimada de 34 habitantes da aldeia de Feitais. A origem da água é subterrânea sendo o tratamento da água feito a partir de uma instalação de tratamento localizada na captação.

 

Freguesia de Pinheiro
Quinta das Lameiras/Quinta dos Cêpos

A ZA da Quinta das Lameiras/Quinta dos Cêpos serve uma população estimada de 110 habitantes pertencentes às aldeias de Quinta das Lameiras, Quinta dos Cêpos e Quinta dos Matos. A origem da água é subterrânea sendo o tratamento da água feito a partir de uma instalação de tratamento localizada na captação.

 

União de Freguesias de Aguiar da Beira e Coruche
Fonte Arcadinha
A ZA de Fonte Arcadinha serve uma população estimada de 45 habitantes pertencentes às aldeias de Fontearcadinha. A origem da água é subterrânea sendo o tratamento da água feito a partir de uma instalação de tratamento localizada na captação.

Complexo Desportivo
A ZA do Complexo Desportivo serve unicamente os equipamentos existentes no Complexo Desportivo de Aguiar da Beira (Piscinas Municipais, Campo de ténis e Estádio Municipal). A origem da água é subterrânea sendo o tratamento da água feito a partir de uma instalação de tratamento localizada na captação.

 

União de Freguesias de Sequeiros e Gradiz
Ródão

A ZA do Ródão serve uma população estimada de 8 habitantes pertencentes à aldeia do Ródão. A origem da água é subterrânea sendo o tratamento da água feito a partir de uma instalação de tratamento instalada em área adjacente à captação. 

 

União de Freguesias de Souto de Aguiar da Beira e Valverde
Souto de Aguiar da Beira/Moçafra

A ZA de Souto de Aguiar da Beira/Moçafra serve uma população estimada de 145 habitantes pertencentes às aldeias de Souto de Aguiar da Beira e Moçafra. A origem da água é subterrânea sendo o tratamento da água feito a partir de uma instalação de tratamento localizada na captação.

Peroferreiro
A ZA de Peroferreiro serve uma população estimada de 57 habitantes pertencentes às aldeias de Peroferreiro e Lezíria. A origem da água é subterrânea sendo o tratamento da água feito a partir de uma instalação de tratamento localizada no reservatório, com a particularidade de funcionar a energia solar.

Sargaçais
A ZA de Sargaçais serve uma população estimada de 52 habitantes pertencentes às aldeias de Sargaçais. A origem da água é subterrânea sendo o tratamento da água feito a partir de uma instalação de tratamento localizada na captação. 

 

SISTEMAS COM FORNECIMENTO DE ÁGUA EM ALTA PELA “ÁGUAS DO VALE DO TEJO”

Nestes sistemas a entidade responsável pela captação, tratamento e armazenamento de água é a " Águas do Vale do Tejo" e a distribuição é da responsabilidade da Câmara Municipal de Aguiar da Beira


Dornelas
A ZA de Dornelas serve uma população estimada de 421 habitantes pertencentes à aldeia de Dornelas. A captação de água, assim como o tratamento e o armazenamento é da responsabilidade da “Águas do Vale do Tejo”, sendo a distribuição da responsabilidade da Câmara Municipal de Aguiar da Beira. 

Carvalhal do Eiro
A ZA do Carvalhal do Eiro serve uma população estimada de 3044 habitantes distribuídos pela quase das Freguesias do Concelho. 
A captação de água, assim como o tratamento e armazenamento, é da responsabilidade da “Águas do Vale do Tejo”, sendo a distribuição da responsabilidade do Município de Aguiar da Beira. 
Fazem parte desta Zona de Abastecimento os seguintes aglomerados: 
Aguiar da Beira, Coja, Pinheiro, Coruche, Valverde, Eirado, Cortiçada, Cavaca, Carapito, Pena Verde, Mosteiro, Moreira, Prado, Quinta da Estrada, Quinta do Meio, Fumadinha, Mouções, Sequeiros, Ponte do Abade, Gradiz e Quinta de Açores. 

NOTÍCIAS

CONTACTOS

Morada:

Av. Liberdade n.º 21,

3570-018 Aguiar da Beira

Telf: +351 232 689 100

Horário de Atendimento:

09h00 - 16h00