Comunicarte 3D Aguiar da Beira

O Projeto Comunicarte 3D, resultante de uma candidatura do município aprovada pela CIM Viseu Dão Lafões, no âmbito da promoção do sucesso escolar e da inclusão social, assenta em 3 vetores: A língua e a universalidade da comunicação; o desporto, veículo social e comunicacional; a música, arte e linguagem universal.

Estes vetores apresentam em comum as formas de comunicação, mas também visam o objetivo comum de promoção do sucesso escolar.

No âmbito deste Projeto serão disponibilizadas aos nossos alunos 3 ferramentas: laboratório de línguas; atelier do desporto; academia de música e orquestra municipal.

O laboratório de línguas: espaço físico na escola, onde os professores desenvolvem as atividades de comunicação oral (Inglês; Francês e Português, língua não materna), com recurso a novas tecnologias de aprendizagem e de TIC.

O atelier do desporto: promoção e execução de atividades desportivas de BTT e de Orientação, extraescolares (sobretudo nas interrupções letivas) inseridas prioritariamente no território concelhio, mas abertas a outros territórios que concorram para o sucesso desta modalidade.

A academia de música e a orquestra municipal assumem particular relevância neste Projeto, que pretende atuar no âmbito das artes musicais, enquanto fator de promoção do sucesso escolar, de prevenção do abandono escolar e ainda a promoção da igualdade de acesso ao ensino em percursos de aprendizagem formal e informal.

A concretização destes objetivos, contratualizados no Projeto e realizados em parceria com o Agrupamento de Escolas e o Conservatório Regional de Música de Ferreirim (no caso da academia de música e a orquestra municipal) será alcançável, através, nomeadamente, da oferta gratuita de ensino artístico especializado de música (e dos instrumentos musicais), com regimes/ modalidades diversificados, como o Ensino Articulado (com 18 alunos) e a Iniciação.

O Projeto está em execução desde setembro de 2018.

View the embedded image gallery online at: