Rede Social

O Município de Aguiar da Beira movido pelo desafio de empreender a articulação e mobilização do conjunto da sociedade e de cada indivíduo em particular com vista à erradicação da pobreza, exclusão social e promoção do desenvolvimento social local, candidatou-se em novembro de 2002, ao programa de implementação da Rede Social.

Apreciada e aprovada a sua candidatura por parte do IDS (Instituto de Desenvolvimento Social), que posteriormente foi integrado no ISSS (Instituto de Solidariedade e Segurança Social), realizou em 20 de maio de 2003.uma sessão de apresentação do Programa Rede Social aos possíveis parceiros.

Mais do que um desafio, a Rede Social deve ser encarada como uma oportunidade de congregação de esforços, recursos e sinergias numa ação social e política, convergente ao bem comum dos seus munícipes, ao desenvolvimento de uma verdadeira rede de apoio integrado.

O QUE É A REDE SOCIAL

No dia 18 de novembro de 1997, foi criado em Portugal o Programa Rede Social, pela Resolução do Conselho de Ministros n.º197/97, com a finalidade de combater a pobreza e exclusão social, através da promoção do desenvolvimento social. Foi alterado posteriormente pela Declaração de Rectificação nº.10-O/98.

A Rede Social baseia-se num fórum de articulação e congregação de esforços por parte das entidades a ela pertencentes, com o objetivo de erradicar ou atenuar a pobreza e a exclusão social, e promover o desenvolvimento social, através da conceção e avaliação de políticas sociais, da renovação e a inovação de estratégias de intervenção e do planeamento estratégico.

Este Programa foi criado tendo em conta o papel importante das tradições de entreajuda familiar e de solidariedade mais alargada, bastante características do nosso país, e potencializando estes valores para promover a consciencialização coletiva e responsável dos problemas existentes.

Isto porque, só com a colaboração de todos se pode desenvolver um bom trabalho nas diferentes áreas (habitação, saúde, educação, formação e competências profissionais e o emprego), melhorando assim a qualidade de vida da população.

OBJECTIVOS
Com a finalidade de Combater a Pobreza e Exclusão Social, promovendo o Desenvolvimento Social, o Programa Rede Social tem os seguintes objectivos:

* Desenvolver uma parceria efetiva e dinâmica que articule a intervenção social dos diferentes agentes locais;
* Promover um planeamento integrado e sistemático, potenciando sinergias, competências e recursos a nível local;
* Garantir uma maior eficácia do conjunto de respostas sociais nos concelhos e freguesias.