AQUAVALENS

O DESAFIO
Em junho de 2016 o Município de Aguiar da Beira aceitou o desafio lançado pela Entidade Reguladora de Águas e Resíduos (ERSAR) e associou-se ao Projeto Aquavalens, FP7 KBBE EU acordo 311846 da União Europeia.

O PROJETO
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente, na Europa, são reportados 330 000 casos de doenças relacionadas com a água. Entre 2000 e 2007 houve 354 surtos de doenças transmitidas pela água em 14 países europeus, sendo os principais sintomas a diarreia, vómitos, dores de estomago, náuseas, dores de cabeça e febre. 
O Projeto Aquavalens foi um projeto europeu, coordenado pela Universidade de East Anglia, do Reino Unido, no valor global de 9 milhões de euros, financiado pela União Europeia, com o objetivo de melhorar a segurança da água potável na Europa. 
O projeto desenvolveu-se em quatro fases ao longo de 5 anos (2013-2018)
Na primeira fase foram feitas pesquisas sobre os micróbios que causam doenças através da ingestão da água, como por exemplo Cryptosporidium, Campylobacter e Norovirus;
Na segunda fase desenvolveram-se a aplicaram-se tecnologias para a deteção dos agentes patogénicos na água;
Na terceira fase foram desenvolvidas e utilizadas novas tecnologias para assegurar a segurança da água em sistemas de abastecimento; 
Na quarta e última fase foi feita a análise dos resultados obtidos de forma a compreender como as tecnologias aplicadas e desenvolvidas no decorrer do projeto podem ser integradas nas práticas existentes para proteger a saúde e segurança das pessoas na Europa contra os perigos decorrentes de contaminações da água.


O Instituto Superior Técnico de Lisboa coordenou uma das partes do projeto que contou com a participação da Enkrott – Gestão e Tratamento de Água, SA. Esta parte do projeto teve com o objetivo comum de caracterizar a água potável fornecida a pequenos sistemas de água (com baixa densidade populacional e sem tratamentos de água implementados) e fornecer soluções tecnologicamente viáveis, que fossem de encontro às características de cada sistema e às necessidades locais inerentes. Nesse âmbito, foram idealizadas soluções pelas diferentes entidades participantes no projeto e a Enkrott desenvolveu e construiu 3 estações de tratamento de água totalmente customizadas e integradas, que funcionam de modo automático e promovem a amostragem de água (para caracterização da mesma) por tempo, evento (nestes casos, de turvação) e por instrução endereçada. Todos os parâmetros considerados como críticos do sistema são supervisionados por telemetria.


A implementação dos sistemas decorreu em 2017 e contou com a activa participação da ERSAR e dos municípios onde os sistemas de tratamento de água foram disponibilizados às populações: Município de Aguiar da Beira e Município de Trancoso. 
Atendendo aos resultados conseguidos na melhoria da qualidade microbiológica das águas que servem as duas pequenas populações e ao impacto futuro desta medida na saúde das pessoas, a Enkrott irá doar os sistemas de tratamento de água aos municípios visados: Trancoso e Aguiar da Beira.
Fonte: http://aquavalens.org 


EM AGUIAR DA BEIRA
Em Aguiar da Beira o projeto foi instalado no sistema de abastecimento de Colherinhas, sendo um dos três locais da Europa em que se instalou o projeto para pequenos sistema de abastecimento de água.
Numa primeira fase houve recolhas de água do sistema e uma análise preliminar do existente. 
Em julho de 2017 entrou em funcionamento a Mini - Estação de Tratamento de Água de Colherinhas (ETA), instalada pela Enkrott, na qual era feita a desinfeção e correção de pH, continuando-se a fazer a monitorização analítica da água. 
Em finais de 2017 entrou em funcionamento a totalidade dos equipamentos da ETA, fazendo-se a partir dessa data a filtração, desinfeção e correção de pH. 
Com o fim do projeto, a 22 de janeiro de 2018, a ETA de Colherinhas foi transferida para o Município de Aguiar da Beira.  


Em parceria com o projeto Aquavalens, FP7 KBBE EU acordo 311846 da União Europeia.

               

NOTÍCIAS

CONTACTOS

Morada:

Av. Liberdade n.º 21,

3570-018 Aguiar da Beira

Telf: +351 232 689 100

Horário de Atendimento:

09h00 - 16h00