Oficina do Idoso

Esta iniciativa da autarquia surgiu em 2016,  “no âmbito da prossecução de uma política social com responsabilidade” e pela preocupação de contribuir “para a melhoria da qualidade de vida dos seus munícipes, em especial dos grupos sociais mais vulneráveis, como são os idosos, os cidadãos portadores de deficiência e/ou doença prolongada, economicamente desfavorecidos”.

O Projeto “Aguiar até sua Casa” destina-se a prestar apoio gratuito no domicílio aos habitantes do Concelho de Aguiar da Beira na execução de pequenas reparações, nomeadamente, de carpintaria, serralharia, eletricidade, água e saneamento.
De acordo com o regulamento, o Projeto “Oficina do Idoso” disponibiliza mão-de-obra gratuita, mas a aquisição dos materiais e dos acessórios necessários para as reparações é da responsabilidade do beneficiário, embora este possa solicitar a sua aquisição ao município.

Está também definido que cada agregado familiar pode recorrer ao apoio previsto no regulamento “quatro vezes por ano civil, salvo situações concretas a serem avaliadas pelos técnicos do Gabinete de Ação Social” da autarquia.

Os apoios a prestar pelo projeto “Aguiar até sua Casa” deverão ser previamente solicitados junto da Câmara Municipal de Aguiar da Beira.

“No caso de urgência justificada e sempre que o serviço o permita, o pedido depois de diferido pelo presidente da câmara ou vereador com poderes delegados, será encaminhado pelo meio mais expedito, pelo serviço de ação social, para o trabalhador destacado para a execução do mesmo”.
Podem ainda beneficiar dos apoios previstos as entidades parceiras, nomeadamente as juntas de freguesia e as instituições particulares de solidariedade social do concelho.

 

Consulte aqui o Regulamento: Regulamento da Oficina do Idoso "Aguiar até sua Casa"

Consulte aqui o Requerimento: Pedido Oficina do Idoso

 

NOTÍCIAS

CONTACTOS

Morada:

Av. Liberdade n.º 21,

3570-018 Aguiar da Beira

Telf: +351 232 689 100

Horário de Atendimento:

09h00 - 16h00