Orientação

O Município de Aguiar da Beira, ciente da necessidade de desenvolver medidas sustentáveis e de caráter estratégico para afirmação da identidade e valorização turística e económica do concelho, decidiu conjugar e potenciar os seus ativos naturais, as pessoas, o desporto e a aventura e  o fomento de atividades empreendedoras e de projetos de vida sustentáveis para os  seus locais e para os visitantes ou turistas, tendo como tema central a “Orientação”.

Para este objetivo, tem vindo a organizar e a receber provas internacionais de Orientação e a desenvolver projetos de valorização turística em torno desta modalidade desportiva, com eles evidenciando a qualidade de todos os seus produtos endógenos, do seu vasto património local e das suas gentes.

No ano de 2014, Aguiar da Beira recebeu pela primeira vez o Mediterranean Championships in Orienteering. Um evento que contou para o Ranking Mundial e para a Taça de Portugal, atraindo 950 atletas de 50 países de todo o mundo. Seguiu-se o Campeonato Ibérico Feminino de Orientação Pedestre, em 2016 e o Aguiar da Beira O’ Meeting, em 2017,  em que participaram quase dois mil atletas.

Provas que fizeram de Aguiar da Beira uma referência nacional e internacional para a modalidade de Orientação e que distinguiram alguns dos seus percursos pedestres como os melhores do mundo.

Na realidade, as características físicas e morfológicas deste concelho e o êxito das provas organizadas em Aguiar da Beira, comprovados pela distinção dos seus percursos e a crescente procura do território para a realização de atividades de desporto de natureza, em particular a Orientação, por parte de adeptos,  dos melhores atletas mundiais da modalidade e das seleções europeias de Orientação, traduzem a oportunidade e o sucesso da aposta estratégica na Orientação  para promoção turística do território.

O lançamento da Marca "Oriented Aguiar da Beira"  e a criação de merchandising  associado,  em 2018, responderam à exigência de comunicação, apresentação e  expansão do novo "produto turístico" a nível internacional. 

Em janeiro de 2019, teve lugar a segunda edição do Aguiar da Beira “O” Meeting, uma prova internacional a contar para a Taça de Portugal e para o Ranking Mundial, que contou com a participação  de centenas de atletas (702), de entre os quais, se destacaram os melhores do mundo.

A somar, o reconhecimento recentemente alcançado através da atribuição do Campeonato do Mundo de Orientação Juniores de 2021, pela primeira vez, a Portugal, premiando a candidatura apresentada pela Federação Portuguesa de Orientação e apoiada pelo Municipio de Aguiar da Beira, para organização do Campeonato neste concelho.

A organização deste Campeonato, pela sua importância no contexto da modalidade a nível mundial irá ter um impacto muito significativo na economia e na visibilidade do concelho e da região, promovendo, igualmente, Portugal e a oferta de um produto turístico com enorme potencial.  

Este é um percurso do caminho...  Continuaremos a percorrê-lo.

NOTÍCIAS

CONTACTOS

Morada:

Av. Liberdade n.º 21,

3570-018 Aguiar da Beira

Telf: +351 232 689 100

Horário de Atendimento:

09h00 - 16h00