Carapito
Pontos Turísticos
Os Dólmenes apresentam-se como monumentos com carácter religioso, como sepulturas e como dedicação ao culto dos mortos.
Durante este percurso percorrerá 3 dos 4 Dolmenes de Carapito, o “Dólmen I” ou “Casa da Moura”, o “Dólmen II” e o “Dólmen III”. O Dólmen IV encontra-se a Norte de Carapito e não será visitado durante este percurso.
A construção destes Dolmenes terá acontecido no período Megalítico, entre os anos 2900 e 2600 a.C.
DÓLMEN I
Principal Dólmen de Carapito, também designado localmente por “Casa da Moura”. É constituído por grandes esteios de pedra, dispostos verticalmente, fechando em círculo uma câmara e cobertos por uma
enorme pedra horizontal. Possui uma câmara decagonal, formada por nove esteios trapezoidais inclinados para o centro, medindo 5,16m de comprimento e 4,68 m de altura, aberta a nascente.
“A grandiosidade das suas dimensões, o seu espólio rico e raríssimo e, sobretudo, as gravuras do seu altar e o desenho artístico dos sois radiados no seu esteio de entrada valorizam-no tanto que não sabemos mesmo se
virá a ser considerado o monumento n.º 1 do megalitismo português.”
O referido espólio, constituído por micrólitos e lâminas de sílex, contas e enxós de xisto, acompanhados de alguma cerâmica, foi datado pelo rádio-carbono (método de carbono 14) entre 2900 a 2600 anos a.C.
Este Dólmen foi classi.cado como monumento nacional em 1974.
DÓLMEN II
Para além do Dólmen I há mais três edi.cações dolménicas em Carapito, provando a origem pré-histórica da terra.
O Dólmen II está localizado 275 metros a Noroeste da “Casa da Moira”, entre os sítios do Chão dos Espeques e do Lameiro do Moinho.
O Dólmen II é de menores dimensões, de ligeiramente menor interesse arqueológico e menos perfeito que o Dólmen I.
DÓLMEN III
O Dólmen III está localizado 460 metros a Norte da “Casa da Moira”, entre os sítios do Chão dos Espeques e do Lameiro do Moinho.
O Dólmen III é de menores dimensões, de ligeiramente menor interesse arqueológico e menos perfeito que o Dólmen I.