Dólmen I - Carapito

O Dólmen I

DÓLMEN DE CARAPITO I, TAMBÉM CONHECIDO COMO “CASA DA MOURA”

O Dólmen de Carapito I, também conhecido como “Casa da Moura” foi classificado como Monumento Nacional pelo Decreto n.º 735/74, Diário do Governo, I Série, n.º 297, de 21 de dezembro de 1974.

O Dólmen de Carapito I é um dos mais emblemáticos e imponentes monumentos megalíticos do país. Este monumento foi alvo de trabalhos arqueológicos em 1966 por Vera Leisner e Leonel Ribeiro, cujos importantes resultados o catapultaram para uma projeção internacional que ainda hoje poucos dólmens portugueses possuem.

Localmente conhecido como “Casa da Moura”, este monumento é um perfeito exemplo de como as comunidades locais se encontram perfeitamente harmonizadas com o património arqueológico e histórico e de como este fascina e alimenta a imaginação popular. 

Nesta altura está a desenvolver-se um projeto para o restauro e qualificação deste monumento. O projeto de restauro deste dólmen irá permitir às pessoas terem uma imagem próxima de como seria este monumento há seis mil anos. Para tal, não só irá ser reconstituída a mamoa, como também serão recolocados os esteios partidos e colocada a tampa que primitivamente cobria o monumento. A concretização deste projeto pretende ser uma experiência de envolvimento da população e resultar num exemplar pedagógico da grandeza monumental do megalitismo na região.

Projeto de Intervenção

NOTÍCIAS

CONTACTOS

Morada:

Av. Liberdade n.º 21,

3570-018 Aguiar da Beira

Telf: +351 232 689 100

Horário de Atendimento:

09h00 - 16h00