10 Fev. 2023

Feriado Municipal

Sabe porque é que se assinala o Feriado Municipal a 10 de fevereiro?

No tempo de D. Teresa, enquanto regente do condado, em 1120, a Vila de Aguiar da Beira recebeu o seu primeiro foral.

A 25 de abril de 1835, com a publicação da reforma da Administração Geral e Municipal, os concelhos de Carapito e de Penaverde foram então extintos em 6 de novembro de 1836: o de Carapito foi incorporado no de Trancoso e o de Penaverde foi incorporado no de Fornos de Algodres, onde se manteve até 1840.

No decreto de 12 de julho de 1895 procedeu-se à revisão das classificações concelhias e desclassificou o concelho de Aguiar da Beira, integrando-o no de Trancoso durante dois anos.

Entretanto, graças ao empenho de algumas personalidades, à insistência do povo de Aguiar da Beira e de todas as Freguesias, a 5 de fevereiro de 1898 lavrava-se a primeira ata no recuperado Concelho. Dias depois, a 10 de fevereiro de 1898, já com José Maria Álvares Moreira como Presidente, a nova Câmara recuperou a dignidade concelhia.

Durante anos, o Feriado Municipal foi comemorado dia 24 de junho. No entanto, por se considerar corresponder àquele que representa a recuperação concelhia, o Feriado Municipal de Aguiar da Beira passou a ser no dia 10 de fevereiro.

A cerimónia das comemorações do Feriado Municipal será realizada no edifício dos Paços do Concelho e terá como programa:

09h30 - Hastear da Bandeira ao som do Hino Nacional cantado pelos alunos das Atividades de Enriquecimento Curricular;

10h00 - Assembleia Municipal

14h30 - Sessão Solene das Comemorações do Dia do Município:

•Intervenções no âmbito das comemorações

•Reconhecimento dos Colaboradores do Município - 25 anos de serviço

•Momento Musical pelos alunos do Ensino Articulado Especializado da Música - Conservatório Regional de Música de Ferreirim

•Entrega dos Prémios de Mérito Escolar e de Acesso ao Ensino Superior – ano letivo 2021/2022

16h45 - Encerramento da sessão

As Comemorações serão transmitidas em direto, no facebook do Município de Aguiar da Beira.

O Município de Aguiar da Beira deseja a todos Aguiarenses um bom Feriado Municipal.