No próximo dia 1 de março de 2026, o mercado do queijo do Mosteiro – Penaverde volta a ser palco de uma das festas mais genuínas do nosso Concelho, onde mantemos o objetivo de sempre: celebrar as queijeiras, os pastores e o queijo, mantendo a tradição e preservando a nossa identidade!
Confira o programa e junte-se a nós, para celebrar a tradição e o que de melhor a nossa terra tem para oferecer!
Contamos consigo!
No âmbito da 12ª edição da Festa do Pastor e do Queijo, e como em todas as edições, o Município de Aguiar da Beira irá promover, o Concurso de Gado Ovino e Caprino.
Este concurso visa distinguir a qualidade dos animais apresentados e reconhecer o empenho dos criadores locais, incentivando a excelência e destacando a relevância desta atividade profundamente enraizada nas nossas tradições.
Inscrições até dia 20 de fevereiro no GMAA - Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor
Participe!

Premiádos do Concurso de Ovinos e Caprinos
| Ovelhas Adultas | |
| 1º Prémio | Manuel Nunes Santos |
| 2º Prémio | Vitalina Silva Santos Pereira |
| 3º Prémio | Maria Ivone Santos Guerra |
| Matalas | |
| 1º Prémio | Manuel Nunes Santos |
| 2º Prémio | Maria Ivone Santos Guerra |
| 3º Prémio | Armando Augusto Gonçalves |
| Carneiros | |
| 1º Prémio | Fernando Tenreiro Pereira |
| 2º Prémio | José Dionísio Costa |
| 3º Prémio | Cristina Maria Ferreira Gomes |
| Malatos | |
| 1º Prémio | Manuel Nunes Santos |
| 2º Prémio | Valdemar Martins Coelho |
| Bode | |
| 1º Prémio | Sofia Francelina N. Caseiro |
| 2º Prémio | Maria Isabel Santos Fonseca |
| 3º Prémio | José Marques Pinto |
| Cabras Adultas | |
| 1º Prémio | Maria Isabel Santos Fonseca |
| 2º Prémio | João Manuel Santos |
| 3º Prémio | Armindo Augusto Martinho |
Participe na V edição da "Rota do Pastor e do Queijo" inserida na 12ª Festa do Pastor e do queijo, um evento que celebra as queijeiras, os pastores e o queijo.
Com um percurso de 8,5km, será a primeira caminhada a contar para o Passaporte do Caminheiro 2026.
Ao participar terá a oportunidade de apreciar as belas paisagens e passar uma manhã agradável e em boa companhia.
Traga calçado confortável, boa disposição e venha conosco enaltecer a história, os saberes e os sabores do Concelho. Esperamos por si!
1 de março de 2026
9h00
Mercado do Queijo
8.5 km
Inscrições no próprio dia.


Morada:
Av. Liberdade n.º 21,
3570-018 Aguiar da Beira
Telf: +351 232 689 100
Email: geral@cm-aguiardabeira.pt
Horário de Atendimento:
09h00 - 16h00