09 Jun. 2024

Eleições Europeias – 9 de junho

As eleições europeias vão realizar-se já no próximo domingo, dia 9 de junho.

 

Sabe qual é a grande novidade destas eleições?

➡ Os eleitores poderão votar em qualquer local nesse dia, entre as 08:00 horas e as 20:00 horas, sem que tenham de se inscrever previamente! Terão apenas de se dirigir a qualquer mesa de voto, em Portugal ou no estrangeiro, e apresentar o cartão de cidadão.

 

Como?

➡ Tal será possível, devido à desmaterialização dos cadernos eleitorais, que deixaram de ser em papel para passarem a ser eletrónicos.

➡ Com computadores em cada mesa de voto, o Portal do Eleitor, via online, vai disponibilizar uma georreferenciação das mesas de voto, informando, por exemplo, qual é a mais próxima do local onde se encontra o eleitor, bem como a indicação dos tempos de espera e escolher onde votar.

 

Quanto(a)s deputado(a)s são eleito(a)s?

Os eleitores portugueses têm possibilidade de eleger 21 representantes nacionais no hemiciclo europeu, o mesmo número que em 2019, sendo que num total vão ser eleitos 720 deputados dos 27 Estados-Membros, para os próximos cinco anos.

 

 

Qual a importância destas eleições?

  • A legislação da União Europeia abrange as prioridades da maioria das pessoas: ambiente, segurança, migração, políticas sociais, direitos dos consumidores, economia, Estado de direito, dando resposta aos desafios globais que nos rodeiam.
  • Estas decisões têm impacto no nosso dia-a-dia, no emprego, nos cuidados de saúde e no ambiente. Atualmente, todos os assuntos de relevância nacional comportam também uma perspetiva europeia.

 

Onde se vota?

A democracia europeia é um bem comum.

Participa na definição do seu futuro.

Usa o teu voto. Não deixes que decidam por ti!

 

Consulte mais informações:

 

 

NOTICIAS

CONTACTOS

Morada:

Av. Liberdade n.º 21,

3570-018 Aguiar da Beira

Telf: +351 232 689 100

Horário de Atendimento:

09h00 - 16h00