16 Jun. 2024

XXXVIII Jogos Tradicionais de Aguiar da Beira - Pinheiro

Em Aguiar da Beira, a tradição ainda é o que era!

Anualmente, o Município organiza os Jogos Tradicionais onde, quem participa, nas suas mais variadas faixas etárias, tem oportunidade de jogar e vibrar com recreações de brincadeiras de outros tempos, competindo na malha, na raiola, na cantarinha, no salto a pés juntos, no porco ensebado, na corrida do saco, na luta de tração com corda, e em muitos outros divertimentos que passam de geração em geração.

Realizados de forma rotativa em cada uma das freguesias de Aguiar da Beira, este ano, é a vez da freguesia de Pinheiro os receber, no campo de futebol da Quinta das Lameiras.

A tarde de convívio inicia às 14h com o desfile das freguesias, seguindo-se depois os Jogos.

Os Jogos Tradicionais expõem a destreza e a resistência física dos participantes nas provas individuais, e a mobilização das freguesias nas participações coletivas, segundo regras previamente definidas e avaliadas em campo pelos “observadores” municipais destacados.

No final do dia, são premiados os melhores em cada categoria e reconhecidos todos os participantes, com ‘passagem do testemunho’ à freguesia organizadora da edição seguinte.

Os Jogos Tradicionais ainda vivem em muitos pátios e recreios, assim como no coração, história e memória de todos os portugueses. Venha participar. Esperamos por si!

Data: 16 de junho, a partir das 14h

Local: Campo de futebol Quinta das Lameiras - Pinheiro