23 maio 2023

IR e VIR

Aguiar da Beira integra o serviço “IR e VIR”, um projeto da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.

Este é um serviço inovador, que possibilita aos munícipes deslocarem-se de táxi, de forma cómoda, económica e rápida, em localidades que não são servidas de forma eficiente pela rede de transportes coletivos de passageiros. O serviço é realizado por táxis, devidamente identificados por um dístico próprio, sendo que o preço do bilhete é igual ao preço que o utente pagaria num autocarro para percorrer a mesma distância.

O serviço “IR e VIR” está disponível todos os dias da semana, exceto sábados, domingos e feriados, em quatro horários, 2 de ida e 2 de volta.

Com paragens e horários definidos, o utente deve realizar uma chamada telefónica gratuita para a central de reservas (800 10 20 30) e combinar o transporte.

No dia e hora marcada pelo utente, este só precisa de se dirigir ao ponto de paragem e aguardar pelo táxi. As placas de paragem estão identificadas com o nome do serviço de transporte flexível “IR e VIR”. O táxi que o transporta está identificado com um dístico da mesma cor e com o mesmo nome. O bilhete é pago ao taxista no início da viagem.

As populações têm, também, ao dispor o “Serviço Intermunicipal”, que oferece ligações entre as sedes de concelho e os municípios abrangidos, quando essa ligação não exista através de carreira pública; e ainda o “Serviço de Comboio”, que irá ligar todas as localidades dos municípios às estações e apeadeiros da linha da Beira Alta presentes no território. Assim, um morador de uma localidade da região pode, de forma cómoda, deslocar-se entre concelhos ou ser levado a uma estação ou apeadeiro ferroviário.

Toda a informação relativa ao serviço está disponível neste mesmo número (800 10 20 30), todos os dias úteis das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

Mais informações: https://irevir.cimvdl.pt/

Fique atento e seja flexível