24 Set. 2022

Fuga das Freiras – Joana a Pastora

Em 2015, o Trigo Limpo Teatro Acert foi desafiado pelo Município de Aguiar da Beira a criar, juntamente com o grupo de teatro Grup’Arte, um espetáculo de teatro comunitário, com base no facto histórico que terá estado na origem da devoção em torno da Ermida de Nossa Senhora da Lapa.

Esta produção teatral “A Fuga das Freiras” transformou-se numa das marcas culturais de Aguiar da Beira.

Este  fio narrativo segue em torno da vida da pastora Joana, a menina que descobriu, numa ermida, a imagem da Senhora da Lapa.

Joana é uma menina, quase uma adolescente, que gasta os dias a pastorear as suas ovelhas.

Não vai à escola e por isso não saberá ler. Pouco se relaciona com as crianças da sua idade ou com qualquer outro adulto da sua aldeia, mas tem uma sabedoria simples e inata. Talvez se deva ao contacto estreito que mantém com a natureza e com os animais, ou à sua capacidade de sonhar através das histórias que, noite após noite, a avó insiste em contar.

Um dia, estando no monte a pastorear as suas ovelhas, encontrou aquela que seria a sua primeira boneca. Distraiu-se em brincadeiras com esta nova amiga, o que a fez perder quase todo o rebanho.

Poderá esta amizade mudar a vida de Joana?

Venha assistir ao Espetáculo Teatral Comunitário do Grupo Trigo Limpo Teatro ACERT, com participação do Grup ‘Arte e figurantes aguiarenses.

Destinatários: Aberto a toda a população

 

Data: 24 de setembro, pelas 21h30

 

Local: Aguiar da Beira - Largo dos Monumentos

 

Entrada Gratuita

 

NOTICIAS

CONTACTOS

Morada:

Av. Liberdade n.º 21,

3570-018 Aguiar da Beira

Telf: +351 232 689 100

Horário de Atendimento:

09h00 - 16h00