Heráldica e Logomarca

Brasão

Brasão , Bandeira e Selo

"O Concelho de Aguiar da Beira possui os seguintes elementos heráldicos no brasão, bandeira e selo (transcrito do Diário do Governo – I Série – nº 46 de 26 de fevereiro de 1936 - Portaria n.º 8:369) (...)

Como justificação para o campo das Armas, em azul e esmalte, com significado de caridade e lealdade, sendo o castelo e a àguia de prata, com significado de humildade e riqueza; apresentou-se a àguia bicada, lampassada e armada de vermelho porque esse esmalte significa vitórias, força, vida e alegria.

Brasão: de azul, com um castelo de prata aberto e iluminado de negro. Em chefe, uma àguia de prata realçada de negro e bicada, lampassada e armada de vermelho. Coroa mural de prata e quatro torres. Listel branco com dizeres " Vila de Aguiar da Beira", a negro.

Bandeira: esquartejada de branco e de negro, cordões e borlas de prata e de negro.

Selo: circular, tendo ao centro as peças das armas, sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro de cìrculos concêntricos, os dizeres " Câmara Municipal de Aguiar da Beira". - Aguiar da Beira , Monografia.

 

Logomarca

Inserida numa estratégia de comunicação integrada, o Município de Aguiar da Beira decidiu projetar a sua própria logomarca visual da unidade do concelho, tendo como objetivo de comunicar, identificar e distinguir as suas terras e as suas gentes.

Assim, nasceu a ÁRVORE "Aguiar à vossa Beira" símbolo máximo da natureza e da diversidade, refletindo a a multiplicidade de que nos podemos orgulhar, patente no vasto património paisagístico, gastronómico, cultural e outro.

Na copa da árvore, treze círculos de maiores dimensões são a representação das nossas tradicionais 13 freguesias. Cada uma simbolizada através de anéis coloridos com as cores extraídas da interpretação das suas bandeiras e dos seus brasões. Já os círculos menores, simbolizam o grande número de atividades e de produtos que a nossa terra fértil nos oferece e que podemos encontrar um pouco por todo o concelho, nomeadamente o queijo, a maçã, a castanha e o míscaro. Já na parte inferior da logomarca, em cor azul, encontramos o tronco da árvore, estilizado em torno da imagem de um rio que, desta forma, representa os rios e os inúmeros cursos de água que vivificam o nosso concelho, inclusive, águas termais das Caldas da Cavaca.

                                  

                                    

NOTÍCIAS

CONTACTOS

Morada:

Av. Liberdade n.º 21,

3570-018 Aguiar da Beira

Telf: +351 232 689 100

Horário de Atendimento:

09h00 - 16h00