Forninhos

 

         

                      

 

FORNINHOS

A Freguesia de Forninhos tem como anexa a localidade de Valagotes. Com uma área de 9,7km2 e 222 habitantes (2011), é a 10ª freguesia do concelho em área e em população.

Localizada na extremidade Sul do concelho, a cerca de 18 km da sede concelhia, esta freguesia está limitada pelas Freguesias de Dornelas a Norte, Pena Verde a Leste e pelos Concelhos de Fornos de Algodres a Sudeste e de Penalva do Castelo a Sudoeste. No que diz respeito a recursos hídricos, a freguesia é atravessada pelo Rio Dão,  pela Ribeira de S. Pedro, pela Ribeira de Cabreira e pela Ribeira da Serva.

As atividades económicas que predominam na Freguesia de Forninhos são: agricultura, produção animal, silvicultura, vinicultura, construção civil, alojamento local, ação social, comércio, outras atividades e serviços.

Em termos de património esta freguesia possui bastantes marcas dos seus antepassados, nomeadamente, a presença castreja, como é o caso do Castro de S. Pedro  (Gralheira) e em toda a sua área envolvente, onde é possível visitar as ruínas das antigas habitações da aldeia de S. Pedro, a Cadeira da Rainha, o Marco Geodésico, a Forca, os Lagarinhos e as Dornas.

A nível religioso, podemos destacar o Santuário da Nossa Senhora dos Verdes (classificado como Imóvel de Interesse Público), a Igreja Matriz, a Capela de Santo António e a Igreja Nova dos Valagotes. Possui, também, várias alminhas, cruzeiros, fontes, pontes, moinhos e marcas cruciformes em ombreiras de portas, dignos de registo. O Parque de Merendas Nossa Senhora de Fátima e o Miradouro Cabeço de Gato merecem também uma visita.

 

EXECUTIVO

Presidente

Maria das Neves Marques Lopes Rodrigues

CONTATOS

966 783 843

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Largo do Poder Local

3570-150 Forninhos

 

NOTÍCIAS

CONTACTOS

Morada:

Av. Liberdade n.º 21,

3570-018 Aguiar da Beira

Telf: +351 232 689 100

Horário de Atendimento:

09h00 - 16h00