Carapito

 

                                

 

CARAPITO

Carapito é a única freguesia do Concelho de Aguiar da Beira que não possui anexas.   É contudo,  a 4ª freguesia em área, com 17.3 km2 e em população, com 442 habitantes (censos 2011).

Localizada na parte oriental do concelho, a cerca de 10 km da sede concelhia, esta freguesia está limitada pelas Freguesias de Pena Verde a Sudoeste, Eirado a Noroeste, pelo Concelho de Trancoso a Nordeste e pelo Concelho de Fornos de Algodres a Sul.

Freguesia com o ponto mais alto assinalado por um marco geodésico a 986 metros de altitude, na serra do Pisco (também conhecida por serra de Almançor, por ali existirem vestígios de um castelo ligado ao “temível” general mouro Almançor).

As atividades económicas presentes nesta freguesia  são: agricultura, produção animal, silvicultura, indústria extrativa e de transformação, restauração e alojamento local, indústria da madeira, construção cívil, ação social, transportes e comunicações, comércio, outras atividades e serviços.

Como património existente nesta freguesia podemos encontrar o Pelourinho Manuelino, a Igreja Paroquial, as capelas,  os cruzeiros, as alminhas, quatro dólmenes (o Dólmen nº I, também conhecido por Casa da Moura, é um dos maiores da Península Ibérica e classificado como Monumento Nacional) e o Penedo da Cruz da Fortuna (lugar de rituais).

EXECUTIVO

Presidente

Luis Filipe Almeida Nunes Pinto

CONTATOS

966 544 688

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Largo Adelino Sobral

3570-100 Carapito

 

NOTICIAS

CONTACTOS

Morada:

Av. Liberdade n.º 21,

3570-018 Aguiar da Beira

Telf: +351 232 689 100

Horário de Atendimento:

09h00 - 16h00