11 Abr. 2020

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA CÂMARA À POPULAÇÂO

Caras e caros aguiarenses

Vivemos tempos difíceis. A pandemia causada pelo novo coronavírus colocou-nos numa situação muito preocupante em relação ao futuro imediato.

Partilhamos esta preocupação com todos os povos do mundo, uma vez que a covid 19 já alastrou a todo o planeta e vai fazer uma grande quantidade de vítimas, sobretudo entre as pessoas mais fragilizadas em termos de saúde.

A gravidade da situação obrigou os nossos governantes, Presidente da República, Governo e Assembleia da República, a decretarem o Estado de Emergência no nosso país. Foi uma decisão ponderada, que temos de saber respeitar e cumprir com o máximo de responsabilidade.

É certo que, em pouco tempo, nos vimos obrigados a mudar muita da nossa forma de viver. Possivelmente, não estávamos preparados para alterar hábitos, atividades e formas de conviver, de uma maneira tão radical. Mas temos que aprender a viver com as limitações a que uma pandemia, com estas características, nos obriga, sob pena de a mesma se prolongar e tornar ainda mais graves as consequências que certamente trará a nível sanitário, económico e social.

No entanto, temos de estar conscientes de que a normalidade voltará tanto mais depressa quanto mais nós formos capazes de respeitar as orientações das autoridades políticas, de saúde e da proteção civil. O confinamento às nossas residências e o distanciamento social, associados às regras de higiene, por todos conhecidas, são essenciais para que possamos, o mais depressa possível, voltar à normalidade das nossas vidas.

Enquanto responsável máximo pela Proteção Civil no nosso concelho, a qual inclui representantes dos Bombeiros Voluntários, GNR, Saúde, Segurança Social e Juntas de Freguesia, quero dizer-vos que estamos atentos a todos os desenvolvimentos, em diálogo constante com os Lares, Centros de Dia, Presidentes de Junta e população em geral, e preparados para darmos as respostas necessárias e possíveis, tanto a nível coletivo como individual. Ninguém ficará para trás, pois esta luta é de todos e tem de ser travada por todos em unidade.

Juntos, vamos vencer esta batalha, mesmo que seja uma das mais difíceis que temos de ultrapassar nas nossas vidas. E vamos consegui-lo com toda a certeza.

Envio a todos um abraço à distância, na certeza de que muito em breve poderemos celebrar com um abraço real. Mas enquanto isso não for possível, mantenhamo-nos firmes na responsabilidade de combater esta doença e unidos enquanto aguiarenses e enquanto portugueses.

O Presidente da Câmara Municipal de Aguiar da Beira,

Joaquim Bonifácio.