Caracterização do Concelho

O concelho de Aguiar da Beira é, para quem não conhece este pequeno paraíso, um local aprazível onde o contacto com o meio natural é privilegiado. A quietude da sua envolvência convida todos os visitantes, a partilhar as maravilhas das águas e as da natureza, sem esquecer o contacto com a cultura e as tradições do povo que o habita. Concelho da Beira Interior dista 40 km de Viseu e 70 Km da Guarda sua capital de distrito. É constituído por 10 freguesias (3 delas Uniões de Freguesias), abrangendo uma área de 203,68 Km ², com uma população total de 5.521 habitantes (Censos 2011).

As importantes ocupações humanas que remontam a épocas pré-históricas deixaram um legado construído, que permite uma viagem através da evolução histórica da forma de viver e da cultura de um povo. Fazem parte deste quadro o Dólmen de Carapito do Neolítico (monumento nacional); os sarcófagos e as sepulturas antropomórficas; os castros, aglomerados do Calcolítico, como são os casos do Castro de São Pedro dos Matos, Castro de Carapito e Castro das Abelhas.

Os pelourinhos, símbolos do poder, são sempre elementos de interesse histórico, existindo no concelho três: o de Carapito, o de Penaverde e o de Aguiar da Beira, este ultimo inserido na trilogia monumental da vila, constituída por Pelourinho, Torre do Relógio e Fonte Ameada, todos considerados monumentos nacionais.

Existem também várias igrejas e capelas que, pela sua beleza ou originalidade, merecem ser visitadas e conhecidas, como é o caso da Capela da Senhora dos Verdes em Forninhos ou a Capela do Senhor do Castelinho em Ancinho no Eirado.

Predominantemente rural é na agricultura e atividades complementares que a maior parte dos agregados familiares encontram o seu sustento.

O queijo da serra, a maçã das terras altas, a castanha e a batata são as culturas com mais tradição. A elas se junta a criação de animais, nomeadamente em aviários, pocilgas e vacarias.

No aspeto económico salienta-se a existência de algumas indústrias transformadoras, nomeadamente as respeitantes aos laticínios e madeiras, que a par de um comércio diversificado e em franco desenvolvimento vai contribuindo para que as pessoas se fixem nesta região do interior.

Atendendo a potencialidades únicas, o setor do turismo poderá trazer mais riqueza e qualidade de vida para o concelho, onde, num futuro bem próximo, se poderá incluir o Complexo Turístico das Caldas da Cavaca como pólo de desenvolvimento dentro de uma região que mais do que visitar é necessário conhecer.