Freguesia de Eirado

Rua da Igreja, nº17

3570-140 Eirado

Eirado

A Freguesia de Eirado é composta pelas anexas de Antela, Ancinho, Barranha e Carregais. Com uma área de 9,2 km2 e 230 habitantes (2011), é a 11ª freguesia em área e a 9ª em população.

Localizada na parte leste do concelho, a cerca de 8 km da sede concelhia, esta freguesia está limitada pelas freguesias de Souto de Aguiar da Beira a Norte, Carapito a Sudeste, Penaverde a Sul, Cortiçada e Valverde a Oeste e o concelho de Trancoso a Leste.

As actividades económicas que predominam nesta freguesia são: agricultura, produção animal; silvicultura; indústria da madeira, indústrias extractivas; comércio; outras actividades e serviços.

Como património existente nesta freguesia, pode visitar-se a Igreja Matriz, Capelas, com destaque para a Capela da Nossa Senhora do Castelinho, Penedo da Sela, Penedo do Frade, Penedo da Moira, cruzeiro e chafariz.